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A FOFA existe para ajudar!

Quando o frio na barriga para iniciar um pequeno negócio bate, geralmente a carroça é colocada na frente do burro, e aí já viu, né? Porém, como todos sabem, a pressa é inimiga da perfeição. Um bom planejamento é necessário e importante para tudo, e é para isso (também) que existe a análise SWOT – Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

Também conhecida como análise FOFA ou FFOA, ela é indispensável no processo de análise de cenário e serve como base para o planejamento estratégico (ou plano de negócios) de qualquer empresa, independente da sua área de atuação ou porte. Além disso, com ela é possível desenvolver uma boa análise interna e externa e identificar os pontos positivos a ser explorados e negativos para ser solucionados.

Para realizá-la não é necessária nenhuma metodologia impossível. Basta apenas unir alguns dados e realizar algumas pesquisas.

Vou explicar um pouco o que pode ser abordado em cada espaço da quadrante:

S = STRENTHS /F = FORÇAS: neste espaço é possível destacar os diferenciais de sua empresa e onde/como ela se destaca dentre as demais concorrentes. Exemplo: boa imagem, produto ou serviço com qualidade, baixo custo, posição no mercado, tecnologia avançada, etc.
W = WEAKNESSES / F = FRAQUEZAS: aqui é importante reconhecer quais são as dificuldades da empresa, seus problemas e o que enfraquece o negócio em relação aos seus concorrentes, exemplo: preço alto, problemas de operacionalização, pouco investimento em inovação ou em qualidade, falta de experiência de funcionários, etc.
O = OPPORTUNITIES / O = OPORTUNIDADES: este é o espaço de identificar o que pode ajudar a sua empresa a crescer e se destacar, exemplo: rápido crescimento da categoria no mercado, poucos concorrentes ou concorrentes enfrentando dificuldades, mudanças demográficas, queda do dólar, etc.
T = THREATS / A = AMEAÇAS: aqui é importante destacar tudo o que pode ameaçar a existência e a atuação da sua empresa, exemplo: alta do dólar, novas leis, barreiras no comércio exterior, concorrentes com boas estratégias, recessão, novas tecnologias, etc.

Como é possível perceber, as análises ficam divididas para ambientes interno e externo no momento da identificação, conforme:

Ambiente Interno:
Strengths – Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Weaknesses – Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes.
Ambiente Externo:
Opportunities – Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa.
Threats – Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

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Fonte: Blog Primeiro Marketing