marketing digital

Como fazer Marketing Digital?

Você já deve ter notado o quanto o termo marketing digital tem sido falado, não é mesmo?
Muitas empresas estão colocando quase todas as suas forças nessa estratégia e têm obtido bons resultados.

Entretanto, você sabe o que é isso?  Você consegue entender como funciona o marketing digital e como ele pode ser aplicado na sua empresa?
Leia esse post para entender melhor sobre o assunto.

 

O que é marketing digital?

Fazer marketing digital é, basicamente, traçar ações digitais para divulgar um produto ou serviço. Existem diversas estratégias para fazer isso, mas as principais envolvem Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing (vamos detalhar o que é cada uma delas no final do post).

 

Quais são as vantagens de fazer marketing digital?

A primeira diferença crucial entre marketing digital e marketing tradicional diz respeito à interação. No ambiente digital os consumidores conseguem interagir com a marca, criando uma conversa e se aproximando. A comunicação não tem aquele formato unilateral que a empresa fala e o cliente apenas escuta, há um diálogo.
Além disso, o valor necessário de investimento é bem menor no Marketing Digital. Os valores exorbitantes do marketing tradicional geram resultados muitos maiores no ambiente digital.

 

Por que o marketing digital traz mais resultado?

Como as métricas digitais são muito mais claras e mais fáceis de mensurar do que as presentes no marketing tradicional, as marcas vão conhecer melhor seu público e irão colocar mais força em ações que estiverem trazendo mais retorno.
Sem mencionar que fica muito mais fácil realizar mudanças no ambiente digital. Quando imprimimos um folder, por exemplo, se repararmos um erro após a gráfica ter iniciado a produção, haverá um enorme desperdício de dinheiro. Quando estamos em uma plataforma online, basta mudar rapidamente a arte e subi-la novamente.
Além disso, o marketing tem um forte poder de personalização e um alto alcance. A mensagem certa chega no momento certo para o público certo em grande escala. Por isso que, segundo a WebDAM.com, o Inbound Marketing gera 54% mais leads que o OutBound Marketing.

 

Como fazer marketing digital?

Existem diversos canais disponíveis para executar suas ações de marketing digital. Tal como Blog, SEM, Anúncios patrocinados, Media display, Email, Redes Sociais, Youtube/Vimeo, entre outros. Explicar cada um deles renderia um novo post para vocês, mas, como prometemos, vamos contar o que são as principais estratégias utilizadas: Marketing de Conteúdo, SEO e Inbound Marketing.

  • Marketing de conteúdo

Não importa o canal que será utilizado, mas é crucial que você tenha conteúdos que sejam atrativos para o seu público. Você pode colocar esse conteúdo como texto no blog, pode fazer vídeos no Youtube com ele ou então posta-lo nas redes sociais (como Instagram e Facebook), mas é essencial que seus consumidores achem esse conteúdo interessante e relevante.
O que seria um conteúdo relevante? São informações importantes para seu target, algo que ele buscaria saber a respeito e/ou se sinta estimulado a compartilhar e comentar. Mostrar para seus consumidores assuntos interessantes agregará valor para a sua marca o que, consequentemente, ajudará na conversão em vendas.
Afinal, não sei se você sabe, mas, segundo a Ironpaper, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais.

  • SEO

 Você com certeza já precisou buscar algo no Google, certo? Falando de um jeito bem simples, os “robôs do Google” pegam as palavras chave que você coloca na busca e acham sites relevantes. Tais sites apareceram nas primeiras páginas do buscador.
Ninguém tem conhecimento total de como esses robôs entendem que um site é relevante, mas sabemos que ter um site que carrega rápido e que sempre tem conteúdo novo e interessante são bons critérios de seleção do Google. Trabalhar esses critérios é, grosso modo, o SEO.

  • Inbound Marketing

A diferença entre Inbound e Marketing de conteúdo é basicamente o modo de captar o consumidor. Ambos envolverão conteúdo, mas o Inbound trará informações atrativas de acordo com o funil de vendas. Então, por exemplo, terão textos mais voltados para pessoas que estão no topo do funil e textos para pessoas que estão quase realizando a conversão. O objetivo é atrair leads, converter e criar relacionamento com eles.

 

Ficou mais claro o que e como fazer marketing digital?
Esperamos que a gente tenha te ajudado e, caso você traçar uma estratégia personalizada para sua empresa, fale com a Gema.
Nosso objetivo é oferecer um marketing ao alcance do seu negócio.