redes sociais

Saiba quais são os melhores dias para postar nas redes sociais

Hoje vou falar sobre os horários nobres das redes sociais, ou seja, os dias e horários mais movimentados no Facebook, Twitter e Instagram. O estudo conta com a sua 5º edição, que aconteceu em maio deste ano e foi realizado pela Scup com base em 170 milhões de posts realizados nestas redes em 2014. Na ocasião foi identificado o comportamento da audiência em cada canal social separado por dias da semana, horários e um comparativo entre essas duas variáveis.
Na análise desta edição 50,7% dos posts analisados foram do Facebook, 46,1% do Twitter e 3,2% do Instagram. Confira as principais descobertas:

Dias da Semana
No Facebook, os dias mais importantes são terça e quarta, que respondem por cerca de 16% de menções, cada um.  No Twitter, o pico acontece às quartas-feira, enquanto o dia menos agitado é o sábado. Já no caso do Instagram, acontece o oposto. Os usuários postam mais aos sábados e domingos, garantindo quase 30% das fotos postadas apenas nesses dois dias. Os dias menos agitados são segunda e terça-feira.

Horários
Os horários preferidos para postar no Facebook durante a semana são por volta de 11h e das 20h às 21h. No Twitter, as postagens aumentam lentamente à partir das 16h e atingem o auge já no fim do dia, às 23h. Já a participação no Instagram, os usuários mantem uma média entre 12h e 21h.

Picos
O pico de postagens no Facebook, às quartas-feiras, entre 11h e 12h. Para o Twitter, o pico acontece na terça-feira, entre 23h e 24h, e às quartas, das 21h às 22h. O microblog tem maior interação no período noturno e ganha movimentação à partir das 17h. Na rede social de fotos, Instagram, o pico é o sexta-feira, entre 19h e 20h. Após este período, as pessoas se afastam um pouco das três redes..

Qual a importância do estudo?
Os dados e análises apresentadas mostram o aumento de publicações no último ano e a tendência é que esse número continue crescendo. Em 2014, foram 97% mais posts nas redes sociais do que em 2013. Na última edição foram mais 86 milhões de posts analisados, enquanto esta edição somou mais de 170 milhões.
Esse aumento mostra que os feeds estão cada vez mais cheios e, por isso, é muito difícil prender a atenção dos usuários. Isso se torna ainda mais complicado quando o conteúdo não é de um amigo na rede social, e sim de uma marca. Mapear quais os dias e horários de destaque é essencial para conseguir entender e conhecer o comportamento dos usuários nesses canais e, assim, pensar em estratégias mais eficazes de relacionamento.
Vale lembrar, no entanto, que o estudo é um panorama geral dos três canais analisados, mas cada tipo de público tem um comportamento diferente nas redes sociais. Por isso, é importante identificar, conhecer e analisar a sua audiência específica na hora de criar e aplicar seu plano de marketing de conteúdo.

 

Fonte: Blog Primeiro Marketing
I
magem: Freepik